Domine os tipos de citações: Aprenda as 3 variações mais comuns e escreva com segurança.

Domine os tipos de citações: Aprenda as 3 variações mais comuns e escreva com segurança. Nessa aula Vou mostrar para você os tipos de citações mais comuns e as suas variações tem algumas regras com apenas três variações você vai cobrir 90% das formas de citar e não vai precisar de mais nenhum tipo de conhecimento A não ser que realmente fuja esses 90% e uma exceçãozinha aqui uma exceção uma sessãozinha ali eu vou mostrar exatamente três variantes e com essas três variantes você vai conseguir dominar Como que você faz citação de uma vez por toda no texto ou de qualquer outra coisa através três.

Domine os tipos de citações: Aprenda as 3 variações mais comuns e escreva com segurança.

Formas que tem para fazer algo nesse sentido Então esse vídeo Vai demorar um pouco um minuto porque no início eu vou explicar dois conceitos para você e depois eu vou iniciar mostrando os exemplos então não adianta mostrar os exemplos Sem explicar essa teoriazinha que eu vou explicar aqui agora no começo Então vamos começar o vídeo agora vem comigo .

Ok olha só nós temos aqui os tipos de citações que tem o tipo autor data e a nota de rodapé eu não vou entrar muito na nota de rodapé eu vou falar sobre autor e data que é o autor e o ano essa é o que você é o que você tem que entender é o que vai estar lá na Norma da ABNT e na nota de rodapé geralmente é uma situação numérica que vai lá no rodapé certo então o número não tem o que aprender sobre a citação geralmente a nota de rodapé ela é usada para informações narrativas né alguma conversa narrativa você vai lá e faz a.

Nota rodapé mas também é usada como forma de citação como eu vou entrar em Pauta no autor dado ok Então vamos lá essa parte preliminar eu vou explicar o que você precisa saber e depois eu vou mostrar os exemplos nós temos aqui os tipos de citação autor data Quando você vai preencher ler um conteúdo e vai citar temos aqui o autor tá vendo ó e a data que é o ano então nós temos Santana 2004 você sempre vai.

Pegar assim o autor vírgula e o ano OK agora vamos ver as variações nós podemos escrever isso de algumas formas eu vou falar mais para frente por enquanto na prática você vai entender melhor o que você precisa entender agora são as variantes dela você vai fazer uma citação dentro do parágrafo depois eu vou explicar isso como que funciona essa variação aqui ó ela vem minúscula com a letra com a primeira letra maiúscula e o ano entre parênteses Ok grava esse.

Formato segundo formato é entre parênteses com o autor em maiúscula e temos aqui o ano também o ano então é o mesmo o mesmo autor e data só que de uma forma ele vem fora do parentes e uma forma de vem dentro uma toda vez que ele vir dentro dos parênteses ele vem encaixa alta maiúsculo tá então isso aqui é um tipo de citação direta fora do texto fora.

Encerrando o parágrafo eu vou falar mais para você agora vamos para a situação direta isso aqui é forma citação indireta que não é obrigatório o pai na citação direta onde você precisa pegar o texto exatamente igual está lá na sua na literatura no livro ou no conteúdo que você pegou você vai usar da mesma forma o autor e o ano só que por obrigação você deve informar a página Então você tem que botar vírgula P pontos passe a página então tem.

Algumas variantes aqui em relação à página eu não vou entrar nisso por exemplo Ah se fosse da página 1516 a situação ficou metade na página 15 metade na página 16 com tracinho 16 eu não vou entrar nessa parte eu vou entrar em explicar para você como que faz as citações e depois as outras variantes você vai buscando quando se trata de quando a citação direta tá fora do texto Então o Santana o autor vem para dentro dos parentes quando ele está dentro ele é maiúsculo.

Você deve estar se perguntando como assim dentro e fora eu vou explicar para você nos próximos slides então eu peço que você é entenda preste atenção nessa parte porque essa parte que vai te guiar agora vamos entender o seguinte até aqui ó você tinha um autor e uma data só que quando acontece de ter mais de um autor vamos aqui ó Então esse caso que é até três autores Então você vai sempre colocar o autor vírgula o outro autor vírgulautor vírgula vírgula até chegar.

No último sem notar e pronto e o último né Santana Então são três até três vírgula em um ano esse é o formato aqui quando é um autor lembra um autor vírgula três autores é separado por vírgula antes do último é vírgula 2004 como ele vai ficar da mesma forma que esse daqui ó o autor fora do parênteses e o ano dentro do parênteses quando for dentro do texto quando for fora do texto dessa forma sobre dentro do texto e fora.

Do texto vou explicar para você daqui a pouco quando tem mais de três autores você vai separar da mesma forma Santana Vila Oliveira e para minúscula e o ano da mesma forma quando está dentro ele é todo maiúsculo fora minúsculo dentro maiúsculo e tem quando a situação direto tem a página tem a página P pontos passe a página bom na sua mente você precisa entender isso quando os autores vêm vir fora dos parênteses minúsculo quando.

Vem dentro maiúsculo gravou isso só isso que você precisa gravar agora agora vamos para uma outra situação onde tem mais de três autores Então essas são as opções que tem ainda não são as três varetas que eu vou falar com você tá é são as três opções então aqui ó mais de três autores então aqui você tem Santana vírgula Oliveira vírgula prando e casco tem quatro mas poderia ser vários por esse Santana Oliveira falando é Silva vírgula Moreira vírgula Castro e.

Veja Também, Vai te Interessar:

    - Monografis Castro e aí você sempre mesmo estrutura separando Então quando você tem essa

    Estrutura Quando você vai citar é obrigatório que você use é Tchau que é uma expressão Latina que significa e outros né então Santana e outros né esse depois do a ele tem um pontinho esse pontinho existe e ele na situação direta ele tem ponto e depois vem a vírgula então fica junto ponto e vírus então lembra quando uma situação direta.

    Quando ele está dentro do parente tá aqui quando tá fora do parênteses quando está dentro do parênteses Então você vai colocar Santana e outros vírgula o ano normal vírgula p.epa sempre essa estrutura nunca mudou nada veja ó sempre o autor o ano quando tem o autor o ano e a página o autor e o ano o autor o ano e a página o autor ano o autor Anne faz lembrou agora nós vamos começar a entrar dentro dessas três variações que eu vou.

    Explicar para você agora primeiro você tem que entender que existe a citação indireta e a direta indireta é um texto de sua autoria baseado no autor então por exemplo você lembra de um conceito o que que é engenharia social Você lembra que engenharia social e você lembra que você leu em um livro certo e você vai escrever da sua cabeça mas você vai referenciar aquele autor que escreve Então quando você faz dessa forma você lê e interpreta escreve e se você fizer.

    Realmente dessa forma genuinamente você nunca vai cair em plágio dessa forma tá aqui na citação direta ela existe duas variações ou você pode usar citação direta curta ou longa a direta é um texto que você vai pegar exatamente como tá no livro você não muda nada eu vou até explicar para você quando você tiver que mudar o que você vai fazer se você não muda nada né você pode fazer ele até três linhas que a curta e acima de três.

    Linhas que alonga nós sugerimos aqui que você de faça de três a oito linhas no máximo só que isso daqui é uma sugestão de oito linhas tá na regra não diz você pode se necessitar você pode usar mais de 8 linhas mas o guia da monografia sugere que você faça oito linhas se você precisar fazer é uma citação direta mais de oito linhas parece que ela perde o objetivo dela que você queria citar você não transcrever então você pode fazer a citação de uma parte argumentar com parágrafo depois fazer a.

    Citação da outra parte argumentar o que que argumentar é você falar o que que você queria focar naquela parte da estação né e assim vai mas não quero entrar nesse nessa situação aí então lembre-se é obrigatório informar a página extração direta nas citação Indireta não é obrigatório você pode mas não é obrigatório seja curto ou longo também é necessário o recuo de 4 cm na página para Estação direta longa então eu vou falar para você e a citação indireta curta a direta curta você precisa usar Calma eu não essas.

    Regrinhas aqui vai ficar bem explicado na prática vamos para a próxima etapa bom agora vem a questão da variação né Nós temos aqui dois tipos citações e suas variações tem duas variações quando a citação ela é abertura ou ela dentro do texto ou quando ela de fechamento do texto ela pode iniciar o parágrafo ou ela pode encerrar outro parado ela também pode estar no meio do parágrafo mas o comum eu coloquei iniciando e encerrando que eu vou.

    Explicar para você quando ela vir no meio do parágrafo tá que é dentro né então vamos lá primeiro citação indireta no texto como que você faria por exemplo você vai falar assim ó como afirma Santana Então como se você fosse falar de alguma coisa que o seu avô falou né Por exemplo Ah meu avô já me dizia né com paciência e jeito tudo sai perfeito ou você falaria o meu avô sei lá sei lá o nome não é com paciência e jeito tudo isso é.

    Perfeito Inclusive era uma coisa como eu falava muito Então veja bem você citou o nome do seu avô enquanto você estava falando o texto Então você citou o autor que é o caso aqui ó como a firma Santana né então você falou dele enquanto você ia falar o que você queria quando você faz isso você colocou o autor dentro do texto veja então agora como que a gente faz a citação iniciando.

    Dentro do parágrafo Então você vai iniciar lembrando você vai usar agora o - Monografis

    Autor fora do parentes e ele vem minúsculo lembra aí fica o autor e o ano simples assim agora você também tem outra alternativa imagina se eu falasse assim ó com paciência e jeito tudo isso é perfeito lembre que eu não falei o nome do meu aluno mas se eu tiver escrevendo eu vou referenciar o meu avô mas eu não falei.

    Dele no texto Então quando eu não falo do autor no texto mas eu preciso referenciar de onde veio ele fica fora do contexto da frase então quando ele fica fora eu não mencionei ele no texto eu coloquei o letramento literário no ensino médio auxilia uma formação mais acadêmica então botei Santana eu tirei lá do texto de Santana Então quando você faz isso ele vem entre parênteses dentro do parente e toda vez que eu tô vendendo do parentes é maiúsculo gravou essa regrazinha porque ela vai se repetindo.

    Repetindo toda hora aqui vai ficar mais visual para você enxergar ó Santana Santana Então você vai fazer isso então lembre-se o autor está dentro do contexto do texto minúscula ano quando você indireta quando ele tá fora do contexto vai vir maiúsculo dentro do texto e eu vou explicar para você ainda melhor cada uma dessas variações agora eu só peço uma pausa no vídeo para falar o seguinte se você tá gostando desse vídeo dá uma.

    Curtida e coloca aí abaixo nos comentários a seguinte palavra-chave né é tipos de citações isso vai me ajudar muito e eu vai entender que esse vídeo pode ficar aqui no YouTube para todo mundo ver se não vou deixar ele privado só para os meus alunos que eu tô fazendo esse vídeo para os meus alunos dentro do guia tá bom do material que é um material pago né se você quiser conhecer o material pago do guia da monografia eu vou deixar um link aqui no na descrição do vídeo para você conhecer as nossas ferramentas né aqui abaixo Vamos lá nós vamos.

    Começar com a variação se o autor fizer parte do texto virá fora dos parentes em letras minúsculas caso o nome do autor não faça parte do texto aparecerá entre parênteses do texto então o que que vai acontecer ele vai vir fora e minúsculo gravou porque vai vir umas variações essa é a primeira variação que você tem que.

    Lembrar vou escrever e já vou citar o autor e ele tá dentro do texto é assim que você faz tá bom eu tô falando aqui de estação indireta mas a citação direta você vai botar uma página aqui e vou mostrar mais para frente agora vamos lá quando você tá escrevendo mas ele encerrou aqui mesmo que ele está dentro de um parágrafo que que você faz ele tá fora do contexto Então você vai usar letra maiúscula dentro do parágrafo como a gente já treinou lembrou dentro do dentro do.

    Parêntese maiúscula e o ano sempre assim outra variação É no final do parágrafo ele vem no final do parágrafo então também tá fora do contexto ele vem como Santana 2004 dentro do parênteses em maiúsculo tem essa terceira variação essa outra variação aqui que é o seguinte ele está no final tá vendo ele está no final do parágrafo porém ele.

    Inicia ele inicia então ele tá dentro ele está dentro do texto Então dessa forma ele vem também minúsculo então ficou legal né ficou fácil né ó tá dentro do texto o autor vem do lado de fora e o ano em Paris é agora vem o seguinte vou mostrar para você uns exemplos aqui então exemplo de citação indireta no início do período observa bem isso daqui porque eu vou liberar esse material em PDF para que.

    Você possa consultá-lo e eu vou deixar o link aqui abaixo vai estar assim ó vai estar no drive do guia entra no drive do guia quando você entrar lá você vai se cadastrar você vai entrar você vai ter acessa vários materiais inclusive esse PDF para estar lá dentro para você é consultar tá clica no link aqui abaixo a citação do autor faz parte do texto portanto Entendes que ele está dentro do texto ó como afirma Santana e aí vem ele tá dentro desse texto Então tudo que eu ensinar aqui para citação de indireta para citação direta vai ser o mesmo.

    Porém sempre vai ter a página depois do ano vírgula pai tá agora vem a questão o exemplo de citação indireta fora do contexto do período então a citação do autor não faz parte do texto portanto Entendes que ele está fora veja ele tem o texto e ele é como se ele terminasse aqui mas eu quero citar a pessoa então eu vou dizer não foi eu que fiz isso quem fez quem falou foi Santana então ele vem em maiúscula dentro do parênteses porque ele está fora Apesar de ele estar dentro do.

    Parágrafo certo mas nesse período aqui ó aqui tem um período desse ponto desse daqui até esse outro ponto outro período e aqui até outro ponto são três períodos que tem aqui nesse parágrafo né três frases dentro dessa primeira frase foi uma situação feita por Santana então citação indireta fora do contexto você lembre-se você coloca maiúscula Agora se ele fizesse parte aqui né eu botasse uma vírgula aqui e Santana afirma ainda que gradualmente botar se.

    Eu fizesse isso daqui mesmo que fosse aqui no meio eu devia fazer da outra modo eu devia colocar o Santana fora do pros parentes em minúsculo porque eu como se eu incluísse Santana no contexto do texto certo agora vamos para Então essa a primeira situação segunda né exemplo de citação direta finalizando parada é a mesma daqui certo segunda ainda segunda situação só que ela termina no final Então tá fácil isso daqui né ele terminou aqui no final tá fácil Então essa é a primeira situação primeira.

    Variação sempre você já pode começar fazendo assim ó o autor e a data não precisa de fazer mais nada e continua tá A segunda situação quando ele vir ao final da frase fora do contexto é maiúsculo dentro dos parênteses Ok quando ele vir no final mesmo no final do período mesma coisa então essa primeira variação Essa é a segunda e agora vem a terceira essa terceira que é.

    Complicado vamos lá ó exemplo de citação indireta no meio do Pará agora vem a citação no meio do parágrafo não é recomendada porque não é possível identificar se a próxima frase também faz parte dela então por exemplo os orientadores não gostam desse tipo de citação aqui você tem que prestar bastante atenção Com certeza eles vão vão marcar essa situação e vão pedir para você corrigir e quer e quer um desafio eles eles não vão falar para você que você vai ter que corrigir ele.

    Vai falar que tá errado e você vai corrigir vai corrigir e nunca vai encontrar a forma certa de fazer isso daqui a única forma de você acertar é refazer e tomar cuidado para não fazer igual Então vou explicar porque que eles não aceitam isso daqui Olha se você reparar você começou falar do Santana aqui ó dentro do contexto do período Aí ele chegou aqui teve um ponto quando teve um ponto aqui continua o texto Agora eu te pergunto esse texto que está aqui abaixo também é de Santana porque é 40 que seja não é.

    Porque tá em aberto você iniciou abriu a citação com o autor então entende-se que essa que essa forma de texto aqui também faz parte dele mas não faz então qual seria a forma correta a forma recomendada coloquei um coraçãozinho aqui a professora Jana aqui ela gosta desses bonequinho lembrei dela botou um bonequinho aqui para ela gosta bom use a citação de fechamento quando as citações estiver no meio do Pará Então nós vamos usar nós vamos chamar essa citação aqui ó estação de abertura.

    E essa citação aqui de encerramento porque ela encerra o parágrafo então corretas fazem quando você vai fazer uma citação no meio de um parágrafo você vai lá e faz uma uma de fechamento quer dizer coloca o autor fora do contexto porque porque assim fica claro que o que Santana falou essa parte amarela ó já o vermelho não o vermelho é um argumento um argumento que eu estou colocando aqui professor que que é isso argumento eu vou eu vou deixar claro.

    Essa parte de argumento para você mas uma vez eu gostaria que você ficasse no curtir e deixasse aí o que que você achou desse vídeo Se Você tá gostando do seu vídeo O que que você achou de interessante nesse vídeo se ele foi completo ou a dúvida que ficou se você não tiver nada para escrever escreve aí abaixo uma palavra chave chamada tipos de excitação e vai me ajudar muito olha só é essa parte eu vou dividir esse esse parágrafo esse mesmo parágrafo aqui em três um três os três períodos o.

    Primeiro período de um parágrafo é o tópico frasal ele Existem várias formas possa abordar isso em outro vídeo Se você quiser deixa aqui abaixo só que a questão é o seguinte esse tópico frasal ele é o início Triângulo do que você vai falar ideia Central então aqui normalmente não é exigido uma situação nem nada e esse tópico frasal ele pode ser a nível de parágrafo e a nível de Capítulo tá por isso nós temos uma técnica né chamar a.

    Técnica tsc nós temos o meta do terceiro bloco e a técnica desce assim pessoal nós estamos aí desde 2014 e o nosso canal veio criando muita coisa interessante inclusive métodos e técnicas eu acredito que seja o único canal que fez isso né e é lamentável porque muita gente sai copiando por aí sai falando que eles que fizeram enfim o canal guia da monografia juntamente com alguns outros professores criaram esse método e essa técnica do TSE inclusive.

    Outro dia estava na cama com minha esposa e eu vi uma um vídeo uma live assim né apitando meu celular de ensinar técnica de dissertativa argumentativa aí eu fui lá Opa legal vou ver aqui entrei aí quando eu entrei lá ele estava ensinando o TSE ele chamava de ter saque né tessar aqui então a técnica dessas foi ensinada e foi criada pelo guia da monografia tá então você precisa identificar o tópico frasal eu também posso fazer um vídeo Mais especificamente sobre isso daqui tá.

    Coloca em seus desejos nos comentários tá eu não vou fazer vídeo que eu acho que não vai à frente aqui coisas muito teóricos assim são poucos alunos que se interessa então tem aqui o top frasal esse Verde essa parte verde é a sustentação que que a sustentação é o embasamento Existem várias formas de sustentar pode sustentar com dados estatística com a citação que é chamado de sustentação por autoridade Existem várias outras eu não vou entrar profundamente nisso aqui mas a questão.

    Que você tem que entender é que esse é um sustentação e o próximo é um argumento é o que é você falar algo sobre essa sustentações sobre esse tópico tá ainda tem um outro elemento aqui que é a conclusão por isso que é tsc tem a conclusão só que a conclusão ela pode ficar a nível de Capítulo não precisa vir a nível de parágrafo mas quando você tá escrevendo uma tese normalmente os orientadores querem esses quatro períodos em um.

    Parágrafo infelizmente é assim mesmo tem jeito não infelizmente porque o texto fica muito longo né é possível determinar se a citação corresponde a um período ou ambos Então você consegue através dessa forma determinar que a situação está apenas aqui ela não está juntamente com essa parte vermelha então assim você sabe que essa variação não é recomendada que você usa essa aqui é recomendada tá bom vamos para segunda questão variações comuns da citação direta longa Então se.

    O autor fizer parte do texto virá fora com recuo em minúsculas caso o nome do autor não faça parte virar dentro dos parentes em caixa alta exatamente a mesma regra de citação indireta só que como o texto precisa ter um recuo então se você vai fazer um breve introdução por exemplo de acordo com o Santana Isso aqui vai ficar sem recuo porque é como se fosse o texto Então ele fica fora.

    você vem aqui e coloca o que ele falou lembrando não precisa citar aqui mais porque você fez uma citação de abertura Essa é a variação um principal é o autor e o ano mas como a estação direta vem aqui o ponto é a página ok temos a variação número 2 também que é sem essas é a citação de encerramento então a gente chama Então ela vem como encerramento não precisa dessa parte Inicial e ela vem aqui no final porém ela vem entre parênteses pessoal parece.

    Uma coisa mas quase tipo assim a gente olha diariamente aqui em números 50 100 TCC todos erram aqui todas as pessoas erram isso aqui todas as pessoas colocam maiúscula aqui coloca minúscula aqui coloca fora então esse esses são os erros básicos que você souber essas variações você nunca mais vai errar tá calma aí que tem mais coisa vindo por aí agora nós temos aqui os recursos comuns na citação direta longa são omissões em.

    Citações lembrando Olha quando você vai fazer a estação ela funciona normalmente mas o que que são esses colchetes são uma forma de omitir porque vamos supor que você pegou essa parte aqui ó é no meio lá do texto né então você pegou no meio então quando você faz isso você tem que dizer ó Antes desse desse colchete aqui tinha umas coisas aqui que eu eu não eu não acho importante e depois o crítica também tinha algum conteúdo eu tirei até importante você fazer isso caso você aqui fosse.

    Realmente o final né Lógico você deixaria dessa forma certo só aqui é como se tivesse suprimindo um pedaço do texto para lá e aqui para frente você colocaria ele supremeria para frente tá então pode usar esse tipo de coisa prometi Lembrando que você a única regra que você tem que tomar cuidado que você não pode colocar às vezes um trecho muito pequeno e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fIGNcylnzSk

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem